APOSTILA DE BASQUETEBOL Click aqui!
PS: PARA AQUELES QUE TEM DIFICULDADE EM ACHÁ-LA.
A temporada de Bola ao Cesto em 2015 chegou ao fim.
Quem foram os Clubes Campeões?
NBA: Golden State Warriors
Trajetória recompensada
Foi uma jornada longa e árdua, de muito sacrifício e aprendizado, mas valeu a pena. Após 16 anos de carreira profissional e 12 anos nos EUA, Leandro Mateus Barbosa, conhecido no Brasil simplesmente como Leandrinho, se sagrou campeão da NBA. O ala-armador do sorriso fácil foi parte importante da conquista do Golden State Warriors, que fechou as Finais contra o Cleveland Cavaliers em 4 a 2 com sua vitória por 105 a 97 no Jogo 6, na noite de terça-feira.
Desde o início das Finais, já sabíamos que, não importava o que acontecesse, teríamos mais um brasileiro campeão da NBA, já que Anderson Varejão está no elenco do Cleveland. Porém, lesionado desde o final de dezembro passado, o capixaba não pôde entrar em quadra para buscar seu primeiro anel. Leandrinho, que também lidou com uma série de lesões em sua conturbada carreira, teve a melhor sorte de estar inteiro no momento decisivo, e não a desperdiçou. Mesmo em jogos em que não teve muito tempo de quadra, o ala-armador afetou a partida com seu esforço na defesa e sua liderança.
www.nba.com/brasil/
Mundial interclubes: Flamengo
Fla se iguala a Real e Barça
A invasão da torcida na quadra na HSBC Arena demonstrava a dimensão do feito que o Flamengo conseguiu no último domingo no basquete, ao bater o Maccabi Electra e sagrar-se campeão do Mundial Interclubes. Dessa forma, o Flamengo entrou em um grupo seleto de clubes que foram campeões mundiais no basquete e no futebol. Além da equipe rubro-negra, somente Real Madrid e Barcelona conseguiram isso.
O Real Madrid ergueu o título intercontinental no futebol em 1960,1998 e 2002. E poderá fazê-lo de novo em 2014. No basquete, o clube merengue foi campeão mundial em 1976, 1977, 1978 e 1981. O último foi em cima do Sírio de Oscar e cia. Já o Barcelona foi campeão mundial de basquete (1985) antes de ser no futebol (2009 e 2011).
Há cerca de 33 anos, o Flamengo fazia 3 a 0 no Liverpool, e Zico levantaria a taça de campeão do mundo. Neste domingo, foi a vez de Marcelinho Machado e cia comemorarem o título mundial do esporte da bola laranja.
Diferentemente do futebol, o torneio intercontinental de basquete nasceu em 1966 e foi disputado até 1996 com o duelo entre os campeões da Euroliga e da Liga das Américas. Dali em diante, a rede de fast food McDonald's organizou um torneio para chamar de mundial que contava até com participação de times da NBA, e teve o Vasco da Gama no fim da década de 90, mas a competição não foi reconhecida pela FIBA. A entidade que rege o basquete no mundo voltou a realizar o Mundial no ano passado, com o Olympiakos, campeão da Euroliga, vencendo o Pinheiros, que conquistou a Liga das Américas em 2013.
Gustavo Faldon, do ESPN.com.br
EUROLIGA: Real Madri
Vice em 2014, campeão em 2015.
Depois de duas décadas o Real Madrid volta ao lugar mais alto do pódio europeu. Com a vitória sobre o Olympiacos Basketball, da Grécia, por 78 a 59, o clube espanhol venceu pela nona vez o título da Euroleague, a primeira divisão do basquetebol da Europa. Coincidentemente a última vez que o Real Madrid conquistou o título (1994/1995), o adversário da final foi o Olympiacos Basketball. Pela disputa do terceiro lugar o CSKA Moscow venceu o Fenerbahce da Turquia por 86 a 80.
O ala argentino Andres Nocioni, do Real Madrid, com 12 pontos e 7 rebotes, foi eleito o MVP do Final Four. Além do belo desempenho do Nocioni, a equipe ainda pode contar com boas apresentações do armador Carroll Jaycee com 16 pontos e 3 rebotes, do armador/ala Sergio Llull com 12 pontos e 4 rebotes e do armador Sérgio Rodrigues com 11 pontos e 4 assistências.
Pela equipe grega os destaques foram o armador americano Matt Lojeski 17 pontos e o ala Printezis com 11 pontos e 3 assistências.
por Byra Bello, http://sportv.globo.com
Liga das Américas & Liga Sul Americana: Bauru
Quem segura o Bauru?

Esta é a pergunta do momento. Quem será capaz de quebrar a sequência de vitórias da equipe do Bauru no Novo Basquete Brasil, em sua sétima edição? Com o resultado obtido nesta terça-feira diante do Brasília, jogando fora de casa, por 85 a 74, a equipe do técnico Guerrinha acumula 11 vitórias consecutivas na competição. Não sabe o que é perder desde o dia 03 de dezembro de 2014. A equipe que chegou ao fim da fase de classificação e aos playoffs do NBB na primeira colocação, que já estava garantida. Mas Bauru tinha um motivo especial para buscar uma vitória sobre o São José nesta sexta-feira, no ginásio Panela de Pressão, pela última rodada da fase de classificação do nacional. Com 24 vitórias seguidas, o Dragão mirava a 25ª para ultrapassar a maior série de triunfos consecutivos da história do torneio, em poder do Flamengo, que venceu 24 jogos seguidos (incluindo 1ª fase e playoffs) na temporada 2008/2009. A quebra do recorde aconteceu.
Com quatro contratações de peso para a temporada 2014/2015 (Alex Garcia, Robert Day, Rafael Hettsheimeir e Jefferson William), e a manutenção do Larry, Gui, Ricardo Fischer e Murilo, o Bauru ficou com um plantel muito forte a bem servido em todas as posições, além de ter uma boa equipe técnica sob o comando do competente Guerrinha.
No palco da premiação aos campeões Invictos da Liga das Américas de Basquete, a bandeira do Rio Grande do Sul estava presente. Ela era empunhada por Thiago Farias Mathias Rosa, gaúcho nascido em Pelotas, mas criado no bairro Restinga, em Porto Alegre. O pivô de 25 anos é jogador do Bauru, time do interior de São Paulo que conquistou o título no último domingo, ao bater o Pioneros, do México.
O Bauru Basquete é campeão invicto da Liga Sul-Americana de clubes. O título foi conquistado na noite desta quinta-feira, ao derrotar o Mogi das Cruzes por 79 a 53, no ginásio Panela de Pressão. Com o título, a equipe de Bauru está classificada para a Liga das Américas, principal competição da América do Sul e que garante o campeão na disputa do título mundial de clubes.
ttp://globoesporte.globo.com/
NBB: Liga Nacional de Basquete ou Novo Basquete Brasil:
Flamengo
O Fla é PENTA!
O Flamengo parou o Bauru!!!
Se o chocolate no primeiro jogo já havia causado um impacto grande, a exibição de gala do Flamengo neste sábado, no segundo jogo das finais do NBB 7, então, nem se fala. Mesmo numa temporada sem muito tempo para treinar, com altos e baixos e cheio de percalços, o time carioca mostrou a força de sua camisa e passou por cima dos adversários na hora da decisão. Sob os olhares do técnico da seleção brasileira, Rubén Magnano, e de mais de sete mil torcedores que lotaram o ginásio Municipal Neuza Galetti, os visitantes dominaram os donos da casa. Superiores do início ao fim, o Flamengo não deu a menor chance para Bauru, que novamente contou com Alex apagadíssimo no ataque - o ala anotou quatro pontos, pegou oito rebotes e deu duas assistências. Com a vitória por 77 a 67 (40 a 25), o Rubro-Negro fechou o confronto decisivo da temporada 2014/2015 do NBB em 2 a 0 e garantiu com sobras o tricampeonato. O Flamengo chega ao seu quarto título em sete edições do NBB e ao quinto nacional, pois foi o ultimo campeão Nacional em 2007, antes da criação do NBB em 2008.
- É muito difícil se manter no topo. Estamos em um grande clube e isso nos motiva muito a continuar trabalhado. Só quem estava lá dentro sabe o quanto foi difícil essa temporada. A gente jogou mal em alguns jogos, mas sabíamos do nosso potencial e entramos com tudo nos playoffs. E no mata-mata jogamos um basquete digno de campeão. Isso é um time e isso é Flamengo - disse o capitão Marcelinho, único atleta a participar dos quatro títulos do time carioca no NBB.
CARIOCA: Flamengo
Campeão de tudo, Fla bate Macaé e conquista décimo Carioca consecutivo.
Campeão da Copa Intercontinental de Clubes, do Novo Basquete Brasil (NBB) e da Liga das Américas, o basquete do Flamengo voltou dos três amistosos de pré-temporada da NBA ainda mais forte, e colocou mais um título em sua vasta coleção nesta terça-feira ao bater, com tranquilidade, o Macaé por 98 a 85 em casa. Sem perder o Carioca desde 2005, o Rubro-Negro repetiu um feito histórico alcançado de 1951 a 1960 pelo técnico Kanela e sagrou-se novamente decacampeão (10 títulos em sequência). Desta vez, com José Neto no comando. Para abrilhantar ainda mais o sabor da conquista, o triunfo foi justamente no dia do padroeiro do clube, São Judas Tadeu, quando é comemorado o Dia do Flamenguista.
Capitão da equipe, o ala-armador Marcelinho exaltou a marca alcançada.
- O título é importante demais porque mostra a hegemonia estadual do Flamengo. É a segunda vez que acontece e aquela ficou marcada na história. Tenho certeza que essa também. É uma honra poder jogar pelo Flamengo, vestir essa camisa. Esse time está marcando seu nome e estou feliz demais com isso.
http://globoesporte.globo.com/










Comentários